Pesquisar este blog

domingo, janeiro 21, 2007

Olhar Longínquo...




O grego Aristóteles dizia que o sentido da visão era o que mais dava prazer ao homem, aquele que mais nos apeteceria. Baudelaire imortalizou os olhos do gato como espelhos nos quais encontramo-nos despidos. "E que eu olho para mim mesmo, Eu vejo com olhar demente A luz destas pupilas ralas, Claras fanais, vivas opalas, Que me contemplam fixamente...." Quantas e quantas vezes não buscamos trêmulos em meio a multidão veloz e caótica, cujos rostos se fundem na velocidades dos passos em inexpressivos traços, aquele olhar de punhal que, por um átimo, pefurou-nos a serenidade e voltou para o anonimato qual assassino em fuga? Estáticos buscamos na disciplina militar dos corredores humanos o negro volátil daqueles olhos, porém deparamo-nos com pupilas náufragas em neblina e coladas ao rés do chão. Desesperados abordamos pedaços de tecido moribundos e amladiçoamos os céus pela maldição da eterna presença em fuga que carregaremos em vigília nas horas de monólogo.

Costumo ser vítima de olhares com freqüência. Não que os atraia incotestes e pasmos para mim. Antes os obrigo pela insistência promíscua com a qual os fito, os seqüestro, os embaraço. Até mesmo sob a luz cálida de um lupanar, onde os olhares crispados de tinta e de álcool, travestidos de interesse e excitados por ofício, lhe forçam à generosidade perversa da solidão, assassinam-me certos olhares. Tão longíquo, de uma jade ambíguo. Poderia dizê-lo imerso no infinito, ávido de distâncias e paisagens imprescrutáveis. Pensá-lo como de tempestade. Duas centelhas verdes incontidas, tripudiando das mãos que as ignoram e da servidão à qual o corpo está voluntariado. Todavia, aquele olhar longínquo estava exilado na ausência, denunciado que aquela beleza fria havia deixado a alma em alguma gaveta esquecida, protegida dos sorrisos e dos prazeres de outrem.

Um comentário:

Anônimo disse...

Não se pode pensar em nenhum homem que não seja também filósofo, que não pense, precisamente porque pensar é próprio do homem como tal.
Antonio Gramsci
Assim sendo é com muita admiração que deixo um recado para esse filósofo, continue sendo essa pessoa maravilhosa que você é, foi um prazer conhecê-lo.